Descobrindo o Tarot

setembro 3, 2009

Exercício SPR – Ás de Espadas

Filed under: Exercício SPR — Tags:, , — Leonardo Dias @ 1:03 AM

Swords01A carta do exercício de hoje é o Ás de Espádas, segundo ás a aparecer na ordem do exercício. O Ás de Espadas é a raiz do naipe de Espadas, representante do elemento ar no Tarot. Ele é o poder do pensamento em sua raiz, a sua força cortante e objetiva, que define a realidade ao seu redor num só golpe.

Seus significados divinatórios incluem capacidade e poder mentais, uma nova ideia surgindo na mente do nada, compreensão, percepção súbita da realidade e razão. Esse ás é um flash que separa a verdade da ilusão.

Casa I – A Situação

Momento de percepção súbita da verdade. Como a espada, essa verdade tem dois gumes, ou seja, pode também ferir, machucar e magoar, pois separa as pessoas de suas tão bem acalentadas mentiras e falsidades. É importante, portanto, observarmos o caráter dual dessa carta. Ela mostra a verdade por si – seja ela boa ou má, a verdade, independentemente.

Casa II – O Problema/situação

Nesta posição, o Ás de Espadas pode falar de objetividade demasiada. Nossa capacidade de raciocínio nos habilita a classificar as coisas; porém, desprovida do auxílio da intuição, a emoção e a sensibilidade, ela permanece incapaz de contextualizar o que classifica. Aqui vemos que seu poder intelectual afasta do mundo, ao invés de unir a ele. Temos portanto a imagem da pessoa que, por ser objetiva demais, exagerada demais, acaba por afastar-se da verdade que busca, e das pessoas.

Casa III – Os Recursos/vantagens

Uma nova informação-chave para a resolução do problema, capacidade de intelecto exercendo um papel proeminente na questão. Novas ideias e compreensão maior.

Anúncios

3 Comentários »

  1. Estou estudando a iconografia do as de espada, você pode me ajudar a identificar quais são as duas plantas que pendem da coroa, por favor?

    Comentário por Caco — outubro 29, 2009 @ 8:45 PM

    • Oi

      Interessante você ter me perguntado isso, eu estava pensando sobre essas plantas há alguns dias. Isso pode depender do baralho que você usa como referência. Eu já notei que o Ás de Espadas do baralho Marseilles mais comum também tem folhas pendendo dele. O baralho que eu uso para estudar, ler – o mesmo que eu exibo no blog – é o Rider-Waite-Smith. Eu também não sabia quais eram as plantas, então fui pesquisar. De acordo com o site Cosmic Tarot (http://www.cosmictarot.co.uk/index_files/TarotGarden.htm), as duas plantas pendendo da coroa do Ás de Espadas são a oliva e a palma. As conotações simbólicas dessas duas plantas variam de cultura para cultura. Arthur E. Waite, o criador do baralho mencionado anteriormente, era um cristão praticante, e ele mesmo disse que o simbolismo do seu baralho é basicamente cristão. Então, acredito que seja provável que as duas plantas devam ser vistas pelo viés da cultura judaico-cristã. O site Bible Encyclopedia (http://bibleencyclopedia.com/tree.htm) fala bastante sobre as duas plantas; se você precisar, posso traduzir pra você. O primeiro site que eu mencionei diz que a oliva é associada à luz, iluminação, frutificação e paz; na tradição islâmica, a oliva é a árvore do mundo, mais ou menos como a Yggdrasil germânica/escandinava. Já a palma era associada a vitória, masculinidade e auto-afirmação na Roma antiga. Aquele Festival de Ramos católico não envolve folhas de palma?

      Outro detalhe importante dessa carta é a coroa. Na associação do Tarot com a Qabalah, os Ases ocupam a primeira sephirot, Kether, a Coroa. Essa coroa pode aludir a essa associação qabalística. Por fim, esse site compara Ases de Espadas de vários baralhos – http://www.tarot.org.il/comparison/Minor.html

      Qualquer coisa é só falar.

      Comentário por Leonardo Dias — outubro 29, 2009 @ 9:58 PM

  2. […] Ás de Espadas […]

    Pingback por Índice de Posts « Descobrindo o Tarot — dezembro 8, 2009 @ 1:40 AM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: