Descobrindo o Tarot

setembro 13, 2009

Exercício SPR – Dois de Paus

Filed under: Exercício SPR — Tags:, , , — Leonardo Dias @ 12:19 AM

A carta analisada no exercício SPR de hoje é o Dois de Paus. Pertencente ao naipe de Paus e, portanto, associada ao elemento Fogo, essa carta fala primariamente de poder, autoridade. A potência do Ás de Paus está aqui nas mãos de alguém, pronta para ser posta em uso.

Wands02Os significados atribuídos aos Arcanos Menores vêm, em parte, das associações feitas entre as cartas e a Numerologia, juntamente com a tradição dos quatro elementos e as quadruplicidades. Os significados provavelmente mudaram – e estão mudando – com o passar do tempo, mas é possível perceber ainda uma forte influência dessas duas doutrinas nos significados dos Arcanos Menores. É difícil, até certo ponto, traçarmos com correção a origem e o desenvolvimento da relação entre doutrinas esotéricas como a numerologia ou a astrologia e o Tarot, pois não se sabe ao certo se ele já surgiu com seu sistema de significados estruturado ou se a criação e o desenvolvimento de tal sistema é posterior à criação das cartas. Contudo, isso não me impede de dizer que podemos identificar os significados atribuídos às cartas numeradas (inclusive os ases) como um cruzamento das associações numerológicas com as associações elementais.

Por exemplo, a nossa carta a ser analisada hoje, o Dois de Paus. O número 2 caracteriza-se primariamente por seu dualismo, isto é, a existência de dois princípios opostos e complementares que ora se atraem, ora se repelem. No Dois de Paus, portanto, a força vital do naipe de Paus encontra essa dualidade. Na carta, vemos a imagem de um soberano contemplando a sua propriedade e, ao mesmo tempo, segurando um globo. Ele parece estar decidindo se deve contentar-se com o que já conquistou, ou se deve partir em busca de mais conquistas (como é natural do naipe de Paus). A dicotomia do 2 se manifesta aqui como as duas opções. Pensando nisso, eu sinto nessa carta uma vontade forte de fazer alguma coisa.

Casa I – A Situação

Autoridade, capacidade de realização e poder. Uma situação onde o indivíduo está no controle, sendo capaz de decidir os rumos de uma questão. Poder traz responsabilidade também, bom lembrar. Essa carta também pode indicar uma vontade forte de se fazer algo – a pessoa pode estar planejando coisas, organizando seus recursos para começar a agir. O Dois de Paus é poderoso, ativo e capaz.

Casa II – O Problema/desafio

A autoridade desta carta, nesta posição, transforma-se em autoritarismo. A atividade intensa dessa carta revela-se prejudicial. O consulente pode estar querendo mandar demais, ou talvez esteja forçando uma situação.

Casa III – Os Recursos/vantagens

Criatividade, influência, iniciativa. Na casa III, essa carta indica que o consulente dispõe de recursos para conseguir o que deseja.

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] Dois de Paus […]

    Pingback por Índice de Posts « Descobrindo o Tarot — dezembro 8, 2009 @ 1:40 AM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: