Descobrindo o Tarot

dezembro 20, 2009

Sete de Copas (+SPR)

O tema de que trata a sétima carta do naipe de Copas é ilusão. No contexto do naipe, o Sete de Copas representa o lado enganador das emoções, particularmente quando ligadas a coisas materiais. A mensagem principal dessa carta é a de que, embora pareça genuína, a felicidade encontrada nas coisas mundanas revela-se passageira e vazia. Em sua raiz primária, a carta fala da força da imaginação, manifestada como fantasia. A seguir, analisaremos mais de perto os diversos aspectos e detalhes dessa carta, a fim de entendermos melhor o funcionamento de seu simbolismo.

Logo de cara, a atmosfera do Sete de Copas passa certa impressão de devaneio. A cena é esquisita – um homem de costas, vendo em sua frente um grupo de taças flutuando sobre nuvens densas. De cada taça sai uma coisa, cada uma parecendo chamar mais a atenção dele que as outras. De cima para baixo, vemos: uma cabeça, uma figura coberta por um véu, uma serpente, um castelo, um monte de joias, uma coroa de louros, e um dragão/monstro azul. As taças nas nuvens compõem o que parece ser uma visão que o homem, assombrado, presencia. Tal imagem pode ser vista como uma alegoria para a excitação das emoções e sentidos, que cria imagens tentadoras, dançando diante de nós.

No post sobre o Cinco de Copas, eu introduzi a ideia de que, nas cenas do Waite-Smith, a distribuição dos elementos pelos planos diz bastante sobre o que tais cenas representam. De modo geral, o primeiro plano mostra o tema principal de uma imagem, enquanto o segundo fornece complementos a esse tema. O Sete de Copas é um caso específico nesse sentido, pois o segundo plano chama mais a atenção e parece mais significativo que o primeiro. No primeiro plano temos apenas um homem, de costas, olhando para as taças. Sua postura sugere surpresa. Aparentemente, a visão emite luz forte, já que dele vemos apenas a sombra. É como se, diante de tal espetáculo, o homem fosse reduzido aos seus contornos – ofuscado, despersonalizado, eclipsado por suas visões. É curioso que a maioria das pessoas sequer dá atenção à figura obscurecida do primeiro plano, quando na verdade é ela que indica o tema principal da carta – a total absorção do indivíduo pelas ilusões do mundo. Talvez propositalmente, as taças atraem mais nossa atenção imediata – somos como o homem da carta, seduzidos pelo mistério das imagens. O baralho Light and Shadow, de Brian Williams & Michael Gopford, parece confirmar essa ideia de absorção do indivíduo. Seu Sete de Copas mostra a figura humana delineada somente com uma série de traços, cercada pelas taças, como se estivesse desintegrando-se (vide a seção de versões, logo abaixo).

As nuvens que dominam o segundo plano da carta evocam a presença do elemento Ar, o reino dos pensamentos e sonhos. Mutáveis e quase imateriais, nuvens sugerem confusão mental, falta de clareza e propensão ao engano. Juan Eduardo Cirlot, autor de A Dictionary of Symbols, cita Éliphas Lévi, dizendo que nuvens estão “(…) sempre em um estado de metamorfose, o que obscurece a qualidade imutável da verdade maior” (tradução minha). Na carta, atrás das nuvens com as taças há somente um azul estático e absoluto – a verdade maior de que fala Lévi. Outro aspecto do simbolismo das nuvens é sua conotação epifânica. Nesse sentido, nuvens simbolizam contato com o plano superior (celeste) dos deuses. Nas mitologias de várias culturas, temos exemplos de deuses aparecendo em meio a nuvens. Exemplos no próprio RWS incluem as cartas Os Enamorados e O Julgamento, nas quais anjos saem de nuvens, e os ases, onde os objetos de cada um dos naipes são segurados por mãos que saem de nuvens. Sob essa ótica, as taças nas nuvens podem ser vistas como “coisas de outro mundo”, manifestações vindas direto do plano espiritual ao plano material, onde está focada nossa consciência.

Há três taças em cima e quatro embaixo, sugerindo a trindade do espiritual sobre o quaternário da matéria. O triângulo sobre o quadrado é a representação geométrica do número 7. Com efeito, as três taças superiores ilustram conceitos abstratos, enquanto as inferiores representam coisas mais mundanas. Apesar de ser senso comum que os objetos da carta simbolizam tentações, o que eles representam precisamente é discutível, e varia de acordo com o ponto de vista. Seguindo o princípio do valor do conjunto sobre o valor de seus elementos constituintes, as sete taças devem ser vistas primeiro como um setenário, e só depois consideradas como símbolos separados. É certo que podem ser associadas aos setenários em geral, como os Sete Pecados Capitais, por exemplo. Curiosamente, os sete arcanos planetários podem ser comparadas aos objetos do Sete de Copas. Por exemplo, a torre pode ser comparada à própria torre da carta 16, que corresponde a Marte. A figura velada lembra a Sacerdotisa – a Lua; e a serpente, o cinto do Mago – Mercúrio. Assim, os objetos podem ser associados aos sete planetas do sistema astrológico caldeu – as três taças superiores ao Sol (rosto), Lua (figura velada) e Mercúrio (serpente); e as quatro inferiores a Marte (torre), Vênus (joias), Saturno (coroa de louros) e Júpiter (dragão/monstro). Ao lado, temos uma tentativa de associar cada objeto a um planeta, de acordo com suas comparações com os arcanos maiores planetários. A seguir, ofereço uma explicação mais detalhada sobre cada um dos objetos, com base na minha forma de ver e interpretar os símbolos. Embora possam ser levados em conta como verdadeiros no entendimento da carta, essas ideias não são a verdade absoluta sobre ela. Cada estudante tem o direito (e mesmo o dever) de interpretar os símbolos ao seu próprio modo (contanto que tenha conhecimento da tradição à qual eles pertencem). Esse, a meu ver, é o Tarot – como diz Cynthia Gilles, “O verdadeiro Tarot é o produto da busca de cada indivíduo para entendê-lo” –

A cabeça – De maneira geral, a cabeça evoca ideias de força de comando, centro e individualidade. O simbolismo da cabeça relaciona-se ao símbolo do uno, da individualidade, e do ego – a cabeça é a “morada do eu”. O Zohar associa a cabeça à Luz Astral. A noção de identidade baseia-se largamente na imagem do rosto, que por sinal é onde se encontra a maioria dos órgãos dos sentidos, nos quais nossa experiência de vida se constrói. A cabeça corresponde ao Sol, o centro, astrologicamente associado ao ego e ao uno. No sistema de correspondências cabalísticas da Golden Dawn, a carta 19, o Sol, corresponde à letra hebraica resh, . O alfabeto hebraico tem suas raízes no alfabeto fenício, onde a letra que veio a desenvolver-se na resh hebraica tem sua origem no hieróglifo egípcio de uma cabeça, , com som de tp (tabela abaixo). Além de seu significado óbvio, tal hieróglifo também significa sobre, em cima e chefe, comandante. A propósito, podemos ver o próprio rosto no sol na carta 19 como uma alegoria que ilustra a ideia do Sol como a cabeça, o centro. Por conseguinte, no contexto da carta Sete de Copas, a cabeça simboliza o ego, e relaciona-se ao intelecto, poder e autoridade, como também à vaidade. De maneira mais abstrata, a cabeça aqui se relaciona à consciência.


A serpente – A serpente é um símbolo antigo e polissêmico. Basicamente, o simbolismo da serpente relaciona-se à energia em si, pura força. A serpente está intimamente ligada à força ctônica – as forças subterrâneas, o inconsciente. Nesse sentido, podemos ver a serpente aqui como um símbolo da parte mais ancestral do homem – o instintivo, o incontrolado, o caótico, nossas emoções mais primárias. Um exemplo do aspecto ctônico do simbolismo da serpente está no conceito indiano da kundalini – a energia ígnea, em forma de serpente enrolada, que adormece entre o ânus e o órgão sexual. Dessa forma, a serpente também pode ser vista como a energia sexual, a libido. Combinando a cabeça e a serpente, temos na parte superior do grupo de taças a dicotomia mente/corpo, espírito/matéria, luz/trevas, consciência/inconsciência – a cabeça, a parte mais alta, e a serpente, animal rasteiro. Isso pode ser visto como uma alegoria de que tanto o mundo consciente quanto os impulsos instintivos são ilusórios. No contexto da carta, a serpente que sai da taça pode ser um indicativo de perigo e ameaça, como também de instinto, emoções primárias e impulso sexual, bem como energia e força vital.

A figura velada – entre a cabeça e a serpente está a imagem mais misteriosa da carta – uma figura humana coberta por um manto branco, de braços abertos e cercada por uma aura vermelha. Tal imagem pode ser vista como uma representação do desconhecido. Vários de seus traços – sua posição central, a aura que a cerca, sua aparência misteriosa – destacam-na das outras imagens, tornando plausível supor que ela tenha uma significância especial. Com efeito, ela parece representar o Grande Mistério que atrai o homem. Eden Gray, em seu livro Mastering the Tarot, descreve a figura velada em relação ao homem como sendo “(…) a sua própria divindade, esperando para ser descoberta”. Suas características viabilizam essa ideia. Ela está de braços abertos, em postura receptiva ao homem. Suas vestes são brancas, sugerindo espiritualidade e pureza. O vermelho, a cor do brilho que ela emite, relaciona-se com energia e poder. Um ponto importante dessa figura está exatamente em sua combinação branco/vermelho. Tal combinação é recorrente no Waite-Smith (ex. o Mago, a Temperança), tendo especial significância no simbolismo do baralho, basicamente relacionada à dualidade espírito/matéria, feminino/masculino. Nesse sentido, o branco relaciona-se à Lua, e o vermelho ao Sol. Velada, ela é comparável à Sacerdotisa, relacionada à Lua, podendo, portanto, ser vista como a própria Sabedoria, a própria Torah. De todas as imagens surgindo das taças, ela é a pura, a genuína – a realidade que se esconde por trás da cortina de fumaça do nosso mundo. Em uma palavra, ela representa o verdadeiro eu do homem, aguardando por ele no centro, em meio às ilusões materiais.

A Torre/castelo – “Megalomania, a busca selvagem por ideias fantasiosas e mesquinhez formam o contexto desse símbolo”, diz Oswald Wirth a respeito do simbolismo da torre. A fortaleza do Sete de Copas é grande, e está no alto de uma montanha. Isso pode ser interpretado como desejo por realização, o desejo de alcançar o céu. Note que a torre está logo abaixo da cabeça, o que pode simbolizar a manifestação do poder representado pela cabeça do plano espiritual no mundo material. A torre ou o castelo representam certo distanciamento da natureza – uma construção artificial, que pretende criar um mundo separado, e controlável. Alegoricamente, a torre pode ser um símbolo da mente e do ego, e da construção de um sistema de crenças forte e resistente, porém fechado e vulnerável. No Sete de Copas, ela pode indicar o desejo ou o sonho por poder, domínio e segurança. Diferente da torre da carta 16, essa torre está firme e sólida – são crenças e posturas estabelecidas e enraizadas.

As joias – o monte de joias dentro da taça forma o que parece ser um tesouro. Evidentemente, indica fortuna e luxo. Observe que de um dos lados da taça pende uma corrente, o que poderia ser uma sugestão dos grilhões da ganância. As joias indicam sonhos de riqueza e posse, como também cobiça.

A coroa de louros – a coroa de louros é um conhecido símbolo de vitória, que tem suas origens na Grécia Antiga. O louro é associado a Apollo, o deus grego do Sol e da luz. Por ser uma planta sempre verde, o louro simboliza imortalidade, não só na cultura grega. O próprio Apollo é um deus eternamente jovem. Na Grécia Antiga, e posteriormente em Roma, coroas de louros eram usadas para indicar grandeza intelectual e vitória em competições e em batalhas. Uma coisa interessante que podemos pensar sobre o simbolismo dessa figura na carta é que a vitória que ela representa também se relaciona a fama e celebridade. A fama é uma forma de perpetuação da existência, através da memória que deixamos para a posteridade. O desejo de celebridade representa, portanto, a necessidade que temos de vencer a morte, de driblar nosso próprio fim. Esse pode ser o motivo da discreta sombra ou reflexo de caveira projetada na taça que abriga a coroa de louros. Popularmente, a caveira simboliza perigo – sua presença em recipientes indica que a substância ali contida é venenosa. Isso pode ser uma indicação de que o desejo de vitória e fama é o mais perigoso de todos.

O monstrinho/dragão – a última taça abriga um pequeno monstro ou dragão azul. Seu aspecto é assustador – ele parece prestes a atacar o homem. Ele pode ser uma representação dos medos, e da parte sombria, desconhecida e selvagem da alma. Assim como a cabeça e o castelo, ele é azul. O azul é a cor mais profunda, e expressa o infinito, inalcançável e surreal. A cor azul dos objetos sugere que eles estão distantes – e isso pode evocar tanto ideias de coisas inalcançáveis quanto associações com fantasias e sonhos.

Karen Hamaker-Zondag, no livro Tarot as a Way of Life: a Jungian Approach to the Tarot, oferece uma interpretação alternativa do grupo de taças dessa carta, dizendo que as taças inferiores expressam perigo, e as três superiores sugerem desenvolvimento psicológico proveitoso” (pg. 49).
Segundo a interpretação de Karen, o triângulo de taças é libertador e positivo, enquanto o quadrado é limitador e negativo

Nosso mundo emocional está completamente aberto a uma multidão de fantasias e sonhos, que podem desenvolver-se de uma maneira positiva, mas que podem nos afastar da realidade com igual facilidade. Sem de fato perceber, estamos defronte a duas fileiras de taças, todas elas parecendo-se com presentes da terra das nuvens. Porém, a fileira inferior incita-nos a jogos de poder, ganância, ambição ou agressão, antes que nos damos conta disso, enquanto a fileira superior pode levar-nos a um contato melhorado com nosso inconsciente, a um fluir ininterrupto de energia psíquica e, finalmente à fusão com nosso centro interno, nosso eu verdadeiro, que por hora ainda está sob um véu. Esta é uma carta de dois aspectos: ela previne contra desejos errados e contra o desenvolvimento de traços de caráter desagradáveis, os quais ignoramos; e, por outro lado, ela revela potencial para um tremendo crescimento espiritual e psicológico, e para nos tornarmos nós mesmos.” (tradução minha, pgs. 100-101. A expressão “terra das nuvens”, em itálico, é uma tradução literal da palavra cloudland, que traduz-se por “reino da imaginação/fantasia” em inglês).

Isso não deixa de fazer sentido, especialmente quando consideramos que as quatro taças de baixo estão ao alcance imediato do homem, enquanto as de cima são mais difíceis de serem alcançadas, e ainda são presididas pela figura coberta pelo véu, que expressa o desconhecido e o que existe por trás das ilusões da matéria.

Sendo uma carta de Copas, esse sete fala essencialmente de emoções e sentimentos, e é importante circunscrever a carta a esses termos na sua interpretação. A carta mostra como os sentimentos podem ser enganosos, ao mesmo tempo em que nos tentam e seduzem. O Sete de Copas ressalta o aspecto sedutor e enganoso do elemento Água. Desde tempos remotos, as águas têm exercido esse tipo de influência sobre o ser humano, mistura de medo e curiosidade, perigo e desejo. Sereias e monstros marinhos, figuras altamente recorrentes em diversas mitologias, personificam essa impressão que as águas causaram em nós. A mitologia grega contém uma série de narrativas que envolvem pessoas sendo seduzidas e levadas à perdição, ou à morte, por entidades aquáticas. O quadro Hilas e as Ninfas (1896), do pintor simbolista inglês John William Waterhouse, é uma boa ilustração de um mito sobre essa temática. O quadro ilustra Hilas, jovem de grande beleza, sendo seduzido e raptado pelas ninfas do rio de onde ele pretendia pegar água. A pintura mostra o momento em que as ninfas surpreendem Hilas, que ainda segura seu pote. O rapaz parece hipnotizado, e as ninfas, que aparentam ser todas a mesma, têm um olhar lânguido que sugere enlevo e certo torpor. Curiosamente, são em número de sete, e uma delas estende suas mãos cheias de pérolas, parecendo ofertá-las ao rapaz, o que me faz pensar na taça cheia de joias do Sete de Copas. Não acho provável que essa pintura tenha alguma relação com a carta pintada por Pamela Smith, mas é interessante notar certa similaridade entre as duas obras. Outra pintura de Waterhouse, A Sirena ou A Sereia (acima), mostra um marinheiro afogando-se aos pés de uma sereia que, segurando sua lira, olha para ele com indiferença. Ao seu lado, um pedaço de seu barco indica que ele acabou de chocar-se contra as rochas, certamente atraído pelo canto da sereia. Relacionado a isso ou não, uma das definições que a Golden Dawn dá ao Sete de Copas é “o ‘canto da sereia’ do engano, fazendo [o sujeito] esquecer-se de sua vontade” (The “siren song” of deception, causing one to forget his or her will, tradução minha).

Podemos entender melhor o Sete de Copas se considerarmos sua posição no naipe ao qual pertence. A relação do Sete de Copas com suas cartas vizinhas revela mais detalhes sobre seu significado. O Sete de Copas sucede o Seis, relacionado a prazer e bem-estar, e precede o Oito de Copas, que fala sobre enfado e renúncia. O Sete representa um abuso do bem-estar do Seis. O que antes era experimentado de forma espontânea e desapegada (as crianças do Seis de Copas), agora desperta ganância. A reação a isso é o Oito, a renúncia de todas essas coisas. O homem percebeu que a felicidade que ele busca não está nesse tipo de prazer efêmero, mas em coisas mais profundas. Das taças, ele escolheu a coberta por um véu, decidiu ver o que existe além daquele carnaval de sensações e emoções do mundo. Ele retira-se do mundo, como o Eremita da carta 9.

No sistema de correspondências da Golden Dawn, o Sete de Copas corresponde ao terceiro decanato de Escorpião, regido por Vênus – portanto, Vênus em Escorpião. Esse é um importante aspecto dessa carta, pois é de sua associação com tal decanato que tiraram o seu significado. Vênus representa o prazer de modo geral; aliado à energia intensa de Escorpião, por vezes obsessiva, o deleite do prazer representado por Vênus perde os limites e atinge níveis intoxicantes. A força de atração e a busca por amor e prazer de Vênus é intensificada por Escorpião, que representa a energia sexual. Essa combinação traduz-se por desejo avassalador e gera grande intensidade emocional que, aliada às contradições escorpinianas de desejo versus culpa, sugere esbórnia e libertinagem. Embora esse aspecto sexual de Vênus em Escorpião não esteja diretamente evidenciado no Sete de Copas do RWS, a entrega à auto-indulgência ilustrada na carta compara-se perfeitamente a essa combinação astrológica. Há aqui o abuso de todos os tipos de prazer, o “gozo que conduz à dependência”, como diz Hajo Banzhaf. Com efeito, esse parece ser o significado do Sete de Copas no qual Crowley se focou ao desenvolver o seu baralho Thoth. Nesse baralho, o Sete de Copas recebe o título de debauch, palavra de origem francesa que se traduz por “devassidão”, “depravação”, “dissipação” (em português, deboche tinha originalmente essa mesma conotação). Crowley associa essa carta a conceitos como toxidez, loucura e vício. A imagem da carta chega a ser um pouco asquerosa, com suas taças transbordando de um líquido esverdeado gosmento, que goteja incessantemente num pântano sem fim.

O Sete de Copas é chamado de Deboche. Esta é uma das piores idéias que se poder ter; seu método é veneno, sua meta, insanidade. Representa a ilusão do delirium tremens e do vício das drogas; representa o afundamento no lodo do prazer falso. Há algo quase suicida nesta carta. Ela é particularmente má porque não há nada, seja lá o que for, para equilibrá-la – nenhum planeta forte para sustentá-la. Vênus vai atrás de Vênus, e a Terra é agitada [para] dentro do pântano de escorpiões. (O Livro de Thoth, Aleister Crowley).

A imagem do Sete de Copas do RWS não é tão feia quanto a do Thoth, contudo. Apesar de essa conotação de devassidão estar inclusa nas associações astrológicas da carta, a imagem do RWS expõe mais em seu aspecto de fantasia e ilusão. Pamela pareceu ater-se mais ao lado espiritual e emocional da carta. Realmente, e isso é bom ressaltar, toda essa dissipação e excesso sugeridos pela combinação de Vênus e Escorpião existem, antes de tudo, no nível emocional e mental. Na imagem da carta, as taças flutuam sobre nuvens, e o personagem que as vê não faz mais do que de fato vê-las. Ainda que o Sete de Copas represente o excesso do deleite dos prazeres da carne, sua raiz é emocional. Por outro lado, Escorpião é também o guardião dos mistérios da vida e da morte (é por isso, inclusive, que ele é a energia sexual – a energia fecunda que origina a vida), o signo do desconhecido e do secreto. Essa ambivalência contraditória de Escorpião, que debate-se entre vida e morte, prazer e dor, medo e desejo, pode ser percebida na imagem da carta, que mistura figuras atrativas com coisas assustadoras e perigosas. Esse show de imagens distrai a atenção do homem para a figura velada, o Mistério maior, o segredo de Escorpião que se esconde em meio às coisas mundanas. Ele envolve-se com elas e perde de vista o seu foco.

É possível traçar um paralelo entre a ideia central do Sete de Copas e o conceito indiano de māyā, palavra sânscrita que significa “aquilo que não é”. No hinduísmo, māyā define-se pela ilusão de dualidade da qual sofre a consciência focada no mundo manifestado, que gera o engano de que o mundo objetivo é real, quando na verdade, ele é só um reflexo do Uno. A influência de māyā promove a identificação da alma com seu corpo e com o mundo objetivo. No pensamento hindu, o mundo objetivo é ilusório; seu estado de constante mudança é um reflexo disso. A mente, a passagem do tempo, as mudanças de estado, a vida e a morte – tudo isso é māyā. A raiz de māyā está na falsa noção de distinção entre o eu e o universo. Essa noção é a fonte do desejo e da repulsa, as duas forças que jogam o indivíduo de um lado para o outro no mundo. Isso pode ser visto nos dois elementos mais básicos da carta: o homem e as coisas que ele vê – o eu e o mundo, o sujeito e o objeto. Māyā é o que prende o homem às coisas que ele deseja ou repudia – os objetos saindo das taças da fileira inferior. Através dos sentidos, o indivíduo apega-se aos objetos ao seu redor e perde-se em seu desejo por eles, o que o faz esquecer-se de sua natureza intrínseca. Esquecendo-se de sua natureza, esquece-se de que ele mesmo e as outras coisas são um. Nesse contexto, a figura velada no centro da carta representa a Verdade por trás do véu de māyā. Com um véu sobre seu rosto, ela não tem identidade, é a neutralização do ego; é o Eu Superior, a centelha divina de verdade que existe dentro do indivíduo.

O Sete de Copas resume-se, portanto, ao ego. Todos os objetos saindo das taças são tentações ao ego. A noção de ego é o que leva o indivíduo à perdição no jogo de desejo e repulsa de suas emoções. Justamente em meio a esse jogo, oculta sob o véu das aparências, está a verdadeira natureza das coisas. Jayaram V nos oferece uma definição de māyā que eu achei especialmente comparável ao Sete de Copas –

“Afinal de contas, o que é ilusão? Ilusão é algo como uma miragem que te desencaminha para pensamentos e ações erradas. Esse mundo faz exatamente isso. Ele te oferece felicidade, mas te encaminha para as trevas do sofrimento. Ele te tenta com muitas coisas e, quando você corre atrás delas, descobre que são irreais e incapazes de matar sua sede por estabilidade e permanência.”

Observando com mais atenção a cena, percebemos um detalhe que o homem não percebe – as taças estão todas vazias. As coisas que saem de dentro delas não existem. O homem, deslumbrado, enxerga nas imagens mais do que elas são; ele só vê o que julga existir, e seu julgamento é intensamente influenciado por suas emoções. Consequentemente, ele projeta nelas seus anseios e apreensões – sua imaginação, seus sentimentos preenchem as taças. Nesse sentido, é viável sustentar que a figura velada do centro poderia representar o próprio desconhecido – pois a única coisa real dentro das taças é o nada, o vazio, que uma figura sem rosto representa. O Sete de Copas é o deslumbre pelo desconhecido; são nossos sentimentos tentando preencher as lacunas da parte de nossa vida que não conhecemos. O Sete de Copas marca o fim da experiência de Escorpião (o mergulho nas profundezas e a morte, a paixão pelo oculto e pelo mistério, o desvendar dos segredos da carne) e o começo da experiência de Peixes (a transcendência, o renascimento do espírito após a morte da carne, a negação do eu, a inexistência), iniciada com a renúncia do Oito de Copas, Saturno em Peixes. No Oito, ele deixa todas as taças para trás – vazias – e parte em busca de um real preenchimento, e em busca de desvelar esse desconhecido. É só no Nove, Júpiter em Peixes, que ele sacia essa sede – a mesma sede de que fala Jayaram V.

Veja também mais sobre o Sete de Copas aqui.

Algumas versões do Sete de Copas de outros baralhos

Diferentes baralhos fornecem diferentes formas de ver o Sete de Copas. Confira abaixo as várias versões que essa carta assumiu ao longo do tempo.

Royal Fez Moroccan Tarot, idealizado por Roland Berrill. O simbolismo é quase idêntico ao RWS. Na carta, as taças são dispostas mais simetricamente, revelando o padrão triângulo-quadrado, sugerindo a superioridade das três taças de cima. Observe como a figura velada está mais centralizada e enfatizada.

O Aquatic Tarot, pelo alemão Andreas Schröter, é uma versão em aquarela do RWS. A combinação cai bem particularmente ao Sete de Copas, que recebe um ar onírico, psicodélico.

No Aquarian Tarot, só as taças aparecem na carta, e alguns objetos foram modificados - como a figura velada, que virou algum tipo de máscara de aviador. Esse deck foi feito por David Palladini, e lançado em 1970 - como era de se suspeitar, rs.

Criado por Gianluca Cestaro e Pietro Alligo, e lançado pela Lo Scarabeo em 2003, o New Vision Tarot é uma versão do Waite-Smith que mostra o outro lado das cenas de cada carta. As nuvens do Sete de Copas desse deck parecem prateleiras que abrigam as taças. Ao fundo, duas moças presenciam a cena com o rapaz, uma delas maravilhada, e a outra apavorada.

Essa é uma das versões mais legais dessa carta que eu já vi. Faz parte do projeto The Webcomics Tarot Project, onde cada artista desenha uma carta. O Sete de Copas foi feito por Hyena Hell, artista de HQ's americana. A carta mostra as alucinações de um cara que bebeu demais, rs.

O Light and Shadow Tarot, desenhado por Michael Gopford, juntamente com Brian Williams, explora o contraste do preto e branco em suas ilustrações de linogravura. Seu Sete de Copas obedece o simbolismo tradicional. O mais interessante dessa versão é a figura humana que aparentemente fragmenta-se em meio as taças. O baralho foi lançado em 1997.

O Sete de Copas do The New Tarot mostra as imagens das taças em molduras, que parecem estar sobre uma lareira ou algo assim. As molduras também poderiam ser espelhos. Um detalhe interessante é que, em vez da aparição coberta por um véu, a imagem do meio parece a de uma TV fora do ar. Esse baralho foi lançado em 1974, criado por Jack e Rae Hurley, e ilustrado por John Horler.

O Tarot Druid Craft mostra um rapaz contemplando seis taças no reflexo da água, enquanto não percebe a única real ao seu lado. Semelhante ao Quatro de Copas, a imagem remete a Narciso, e lembra um pouco a pintura de Waterhouse de Hylas e as Ninfas.

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Interpretação Divinatória

Após essa extensa análise da carta, podemos falar da contribuição do Sete de Copas em uma leitura. Como afirmei anteriormente, o tema central dessa carta consiste em perdição e excesso – a perdição na ilusão do mundo, o excesso de luxo e de luxúria, etc. Por perdição eu quero dizer todo o tipo de tentação e interferência que nos tira de nosso caminho – qualquer que seja ele, sem evocar qualquer tipo de moralismo. Quanto ao excesso, basta lembrarmos o ditado que diz que “tudo o que é demais faz mal”.

Em uma leitura, o Sete de Copas traz a influência do poder que os sentimentos têm de nos fazer perder o contato com a realidade objetiva. A carta refere-se a engano, especialmente a auto-engano. O indivíduo aqui se deixa levar por seus desejos e vontades, frequentemente vendo as coisas mais do jeito que ele quer do que como de fato elas são. Alguém que fantasia com um amor que não existe, ou uma pessoa que sonha com uma vida que não tem, por exemplo.

O lado prejudicial dessas fantasias é que elas acabam nos impedindo de realmente alcançar o que queremos. O Sete de Copas mostra aquela nossa tendência em sonhar demais e fazer de menos. Quando essa carta aparecer, pergunte-se em que medida você está de fato fazendo coisas concretas por seus objetivos, e em que medida está apenas sonhando sobre eles. É muito legal dizer que o seu sonho é ter um apartamento, por exemplo, no entanto isso envolve economizar mais, e não gastar com um monte de coisas pouco necessárias.

Outro dos significados dessa carta é o deslumbramento, como bem ilustrado em sua imagem, onde o homem está ofuscado pelas visões fascinantes na sua frente. Muitas vezes, na vida, nos sentimos incondicionalmente atraídos a outras pessoas, coisas ou situações, que atiçam nossos sonhos, mas que realmente não significam nada. Nós é que projetamos nossas fantasias nessas coisas – nos as usamos apenas como simulacros para sustentar nossas próprias imagens internas.

A presença de Vênus em Escorpião traz uma forte tendência ao excesso, particularmente em relação a sexo – promiscuidade, mas também alcoolismo, uso excessivo de drogas, gulodice, ganância. Temos aqui uma energia de extremo prazer físico, que leva ao vício. Sempre que essa carta aparecer em uma leitura, veja se você não está perdendo-se no prazer carnal e entregando-se ao relaxo.

Contudo, nenhuma carta é só boa ou só ruim. Podemos também ver o Sete de Copas como a força da imaginação. Dependendo das outras cartas, o Sete de Copas pode significar simplesmente uma imaginação fértil, criatividade e inspiração. Outro de seus aspectos favoráveis tem a ver com beleza e atratividade – Vênus é a deusa da beleza e do amor.

  • Excesso
  • Perdição
  • Deslumbramento
  • Sonhos, fantasias
  • Desejos
  • Prazer físico vicioso
  • Imaginação, criatividade
  • (Auto) engano, ilusão

Análise SPR – Situação, Problema, Recursos

Resumo – análise do comportamento da carta nas três posições dessa disposição simples, a saber:

– 1. Situação, posição neutra, indicando a cena geral da questão e as disposições do consulente;

– 2. Problema, posição com nuances negativas, que evidencia o problema central que essa situação apresenta;

– 3. Recursos, posição com nuances positivas, reveladora dos recursos disponíveis para resolver o impasse indicado na posição dois.


1. Situação Na posição 1, o Sete de Copas assume seu significado neutro –
fantasia, ilusões, sentimentalismo, sonhos; deslumbre, fascinação por algo. Há uma forte tendência de o consulente estar desviando-se de seu caminho original por ser seduzido por coisas que apelam ao seu prazer. Geralmente eu vejo essa carta aparecendo para indicar que o consulente está seduzindo-se por suas próprias fantasias sobre coisas que ele deseja. Exemplo –

Mulher deseja sair de seu emprego atual e encontrar algo melhor (Pergunta hipotética)

Sete de Copas – Cinco de Espadas – Pajem de Copas

Duas cartas de Água e uma de Ar sugerem muito sonho e vontade, algumas ideias, mas nenhuma ação efetiva (Paus, Fogo) ou resultado concreto (Ouros, Terra). A consulente sonha demais com isso (Pajem e Sete de Copas), idealiza, fica pensando – mas nunca faz nada a respeito, realmente. O Sete indica que ela tem pouco foco no que quer, ficando completamente dispersa. É provável que ela esteja imaginando não uma, mas varias possibilidades de mudança, sem contudo fazer nada a respeito. Isso é intensificado pela presença do Pajem de Copas, personagem sonhador e fantasioso. As coisas aqui existem mais no reino das ideias. Ela pensa bastante em sair, sonha com isso, mas não sabe muito bem nem o que significa isso – não tem noção do lado prático da coisa. O Cinco de Espadas indica uma série de problemas que inviabilizam essa questão no momento. Disso podemos auferir que o mundo não lhe oferece suporte para tomar uma decisão dessas. O mercado na sua área talvez esteja competitivo demais, por exemplo. O Pajem de Copas como recursos indica que ela pode canalizar esse entusiasmo todo para vencer essas dificuldades. O Pajem de Copas é Terra de Água, ele traz o conteúdo emocional ao mundo objetivo, por meio de sua própria atitude. Pajens também são inícios de algo, o que me sugere que ela pode de fato ao menos começar a fazer algo a respeito. Figuras da corte representam ações, então eu diria que o recurso dela aqui é realmente materializar seus sonhos. Enquanto o Cinco diz que esses planos encontram muitos problemas, o pajem mostra que ela vence isso sendo otimista e acreditando mais no seu coração do que no mundo. Por enquanto a possibilidade é pouca, mas ela deve começar a agir, para que, lentamente, consiga alcançar seu objetivo. O legal aqui é que o pajem tem o poder de canalizar a energia do Sete e transformá-la em atitude.

2. Problema
– o desafio indicado por essa carta na posição 2 é, obviamente, manter os pés no chão e saber resistir às tentações. Essa combinação também indica uma necessidade de separar o que o real do fantasioso, o útil do supérfluo. Exemplo –

Esclarecimento sobre a situação de um rapaz que acabou de escrever um livro e procura ajuda para seu lançamento (pergunta hipotética)

Justiça – Sete de Copas – Dez de Paus

No aspecto elemental, temos aqui uma configuração oposta à exposta no exemplo anterior – a carta de Ar (Justiça) harmoniza-se e fortalece a carta de Fogo (o Dez), tirando as forças do Sete de Copas, Água. O rapaz age em direção aos seus objetivos e ideais, embora ainda não tenha tido nenhum resultado prático (cartas de Terra são ausentes). A Justiça é a carta mais forte da tiragem, e indica que ele considera cuidadosamente suas possibilidades. O Sete de Copas aqui indica que ele precisa lidar com seus sonhos de maneira mais objetiva. Essa carta tão enfraquecida na tiragem, numa posição que fala de desafios, sugere também que ele precisa dar mais atenção às suas emoções. Observe aqui a tensão entre a Justiça, que busca a harmonia e a certa medida, e o Sete de Copas, caótico, desorganizado e dionisíaco. O rapaz tende a perder-se nas opções por não saber separar as possibilidades reais das ilusórias. Ele consegue isso justamente prestando mais a atenção em sua intuição, que no momento não está sendo muito ouvida. Para que o equilíbrio buscado pela Justiça seja alcançado, seus sentimentos precisam aliar-se ao seu intelecto, sem que ele sucumba às tentações. A chave para alcançar esse equilíbrio está no Dez de Paus, que mostra grande força, tenacidade e capacidade de responder à altura de muita responsabilidade. Observe como a diversidade do Sete de Copas é sustentada bravamente no Dez – são vários aspectos da situação, vários projetos sendo sustentados de uma vez.

3. Recursos
– na posição 3, temos a possibilidade de explorar o potencial criativo do Sete de Copas. Levando em consideração particularmente a imagem dessa carta no RWS, é clara a sua relação com imaginação e fantasia. O número 7 é associado a misticismo e espiritualidade; ele é o contato entre o plano espiritual e o material, tema evidenciado nessa carta (ao contrário dos outros setes dos arcanos menores). As nuvens na carta marcam uma possível relação entre os dois planos, o que sugere inspiração. A visão que o homem presencia também parece ser espontânea. Assim, é possível tomar essa carta nessa posição como indicativa de criatividade, inspiração, inclinação espiritual ou boa capacidade intuitiva. Exemplo –

Leitura para uma moça, a respeito de seu estudo de Tarot

Dez de Ouros – Pajem de Ouros – Sete de Copas

Duas cartas de Terra para uma de Água tornam a situação bem fixa. A total presença de elementos passivos evoca receptividade e lentidão. A presença do Pajem de Ouros, Terra de Terra, parece reforçar isso. A moça está no inicio de sua jornada de aprendizado. Com tantas cartas de terra, ela com certeza está em busca de resultados concretos com seus estudos, possivelmente mesmo financeiros. O Dez de Ouros indica que ela tem bons recursos, e uma boa base. Além disso, essa carta sugere que a consulente tende a ver as coisas de forma conservadora, valorizando sempre o tradicional. Isso é confirmado pelo Pajem de Ouros, que nunca sai da risca e sempre recorre ao método. Nesta posição, ele alerta a consulente sobre ser dogmática e cabeça-dura demais, pois enquanto o Dez de Ouros sinaliza um background consistente e preparo, o pajem sugere demais dependência a essas bases. Nessa sequência, o Sete de Copas faz a diferença, desestabilizando parcialmente a fixidez das duas cartas anteriores. A carta indica que a moça tem uma imaginação poderosa, que pode ser útil em suas leituras e estudos. Rebelde e caótica, essa carta nega suas precedentes, basicamente indicando que a consulente pode usar a seu favor seu poder de intuição e sua criatividade. Para sobrepujar a morosidade do pajem, ela deve deixar sua imaginação correr solta, o que por vezes traduz-se por certo distanciamento do método. Muitas vezes, se não sempre, a espontaneidade e a capacidade de receber flashes de insight do Tarot são tão importantes quanto o método e a técnica.

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Fontes de Referência

Livros (título, autor, editora)

A Dictionary of Symbols, J. E. Cirlot, Routledge & Kegan Paul Ltd.

Dictionary of Symbols, Jean Chevalier, Alain Gheerbrant, Penguin Books

The Pictorial Key to the Tarot, Arthur E. Waite, U.S. Games Systems Inc.

O Tarô Cabalístico, Robert Wang, Ed. Pensamento

Manual do Tarô, Hajo Banzhaf, Ed. Pensamento

Seventy Eight Degrees of Wisdom, Rachel Pollack, Weiser Books

Tarot as a Way of Life: a Jungian Approach to the Tarot, Karen Hamaker-Zondag, Weiser Books

O Livro de Thoth, Aleister Crowley (tradução Edson Bino e Marcelo A. C. Santos, Ed. Madras


Sites

Wikipedia

Zohar – http://en.wikipedia.org/wiki/Zohar

History of the Alphabet – http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_alphabet

Proto-Sinaitic Alphabet – http://en.wikipedia.org/wiki/Proto-Sinaitic_alphabet

Proto-Canaanite alphabet – http://en.wikipedia.org/wiki/Proto-Canaanite_alphabet

Resh (semitic letter) – http://en.wikipedia.org/wiki/Resh

Hebrew alphabet – http://en.wikipedia.org/wiki/Hebrew_alphabet

Seven of Cups – http://en.wikipedia.org/wiki/Seven_of_Cups

Hylas – http://en.wikipedia.org/wiki/Hylas

Maya – http://en.wikipedia.org/wiki/Maya_(illusion)

Dicionários

Michaelis UOL – http://michaelis.uol.com.br/

Reverso – http://dictionary.reverso.net/portuguese-english/

The Free Dictionary – http://www.thefreedictionary.com/

Sites Diversos

The Astral Light, by Henry T. Edge – http://www.theosociety.org/pasadena/gdpmanu/astral/astral.htm#meaning

Egyptian fonts – http://www.fontspace.com/category/ancient,egyptian

Dicionário de hieróglifos online – http://hieroglyphs.net/0301/cgi/pager.pl?p=01

White/red symbolism – http://www.tarotmoon.com/articles/Symbols/symbols.html

Corax.com, Cards Meanings, Seven of Cups – http://www.corax.com/tarot/cards/index.html?cups-7

Supertarot – Seven of Cups meanings – http://supertarot.co.uk/minor-cups/seven.htm

http://www.victorianweb.org/painting/jww/paintings/kelly11.html

Site do Aquatic Tarot – http://www.aquatictarot.de/deck/tarot.html

Taroteca – http://taroteca.multiply.com/

The Power of Maya and the Nature of Reality, Jayaram V. – http://hinduwebsite.com/hinduism/h_maya.asp

Aeclectic Tarot – http://www.aeclectic.net/tarot/,

Aeclectic Tarot Forum – http://www.tarotforum.net/

The Webcomics Tarot Project – http://tarot.senshuu.com/

Hyena Hells’s Page – http://www.webcomicsinc.com/profile/HyenaHell


Obrigados especiais a Sil, Marcela e Carlos, que me ajudaram a trabalhar com as imagens, traduzir textos e pensar o simbolismo.

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7 Comentários »

  1. Muito digno homepost, congratulations!

    Comentário por carlos — dezembro 20, 2009 @ 11:03 PM

    • Brigado, Carlos! 🙂

      Comentário por Leonardo Dias — dezembro 21, 2009 @ 12:06 AM

  2. […] Sete de Copas […]

    Pingback por Índice de Posts « Descobrindo o Tarot — dezembro 22, 2009 @ 1:22 AM

  3. […] Por Leonardo Dias Descobrindo o Tarot […]

    Pingback por As taças da Ilusão | Tarólogos — julho 21, 2010 @ 5:01 PM

  4. […] @ 6:14 AM Tem bem mais que sete taças nessa cena, mas a ideia não deixa de me fazer pensar no Sete de Copas – […]

    Pingback por SETE DE COPAS + INDIANA JONES « Descobrindo o Tarot — agosto 31, 2010 @ 6:15 AM

  5. Outstanding article! Thank you! Since you relate 4 of the 7 cups with the Majors, I submit that the remaining three also relate to the Majors: gems/Empress (Venus), wreath/World (Saturn), and creature/Wheel (Jupiter).

    Comentário por Kal — junho 27, 2012 @ 4:28 PM

    • That makes a lot of sense. It’s so interesting how the symbols in the Seven of Cups’ cups match so right with planetary attribuitions. I’m not sure if that was intentional, but it’s definitely food for thought. Thanks for your comment!

      xx

      Comentário por Leonardo Dias — julho 6, 2012 @ 1:16 PM


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