Descobrindo o Tarot

abril 19, 2010

Video – Tarot e Imagem/Tarot é Imagem

Filed under: Videos — Tags:, , , , — Leonardo Dias @ 7:00 PM

Decidi incluir videos no meu blog, pra deixar a comunicação mais dinâmica. Comentem e deem notas!


Anúncios

11 Comentários »

  1. muito bom seu video, gostei muito, especialmente essa nova proposta de ver as imagens como senas. isso é um bom exercicio de videncia. posso até imaginar uma leitura cinematografica descrevedno todo o senário.

    Comentário por Carlos Morais — abril 19, 2010 @ 11:18 PM

    • Brigado, Carlos!

      Comentário por Leonardo Dias — abril 19, 2010 @ 11:46 PM

  2. Obrigada pelo video e pela mensagem. Realmente o contacto visual neste caso também foi importante, isto é, estar a ver você a falar e a expressar-se. Se possível continue o bom trabalho, com videos também.

    Comentário por Dina — abril 20, 2010 @ 6:47 AM

    • Obrigado, Dina. Que bom que você gostou! Mais material novo vindo por aí 😉

      Comentário por Leonardo Dias — abril 20, 2010 @ 10:45 PM

  3. Muito útil sua explicação sobre “olhar” as cartas.
    Creio ser vício comum, e especialmente entre aqueles que têm um maior conhecimento teórico como o tarot (ou mesmo alguns outros oráculos) a se aterem ao apreendido em livros, ao racional, ao lógico, à bula, e se esquecerem do próprio “remédio”.
    Ver o símbolo e compreendê-lo em sua forma gráfica é muito mais importante do que utilizar-se dos conceitos,das experiências, das vivências dos outros. Estabelecer uma comunicação direta com o símbolo, em sua própria forma de linguagem, é fundamental para que, posteriormente, complemente-se as próprias impressões da imagem com as opiniões e conceitos obtidos em livros.
    Como muito sabiamente dizia o Alberto Cousté, o tarot é uma máquina de imaginar e não simplesmente um dicionário onde vai-se à procura de respostas prontas.
    Sucesso com o seu Blog!

    Comentário por Alex Tarólogo — abril 20, 2010 @ 8:19 AM

    • Perfeito, Alex. Você resumiu com precisão o que eu quis dizer no video. Eu percebo que a gente tende a se esquecer da importância do processo puramente visual no uso oracular do Tarot, sendo que, de fato, a essência do Tarot consiste na imagem. A gente meio que precisa voltar um pouco pra “medúla” do Tarot. A citação de Alberto Cousté foi tudo.

      Comentário por Leonardo Dias — abril 20, 2010 @ 10:45 PM

  4. A pessoa que “joga” o tarot para mim costuma estar conectado a uma entidade que faz a leitura e conversa comigo. Me corrija se eu estiver errado, mas pra mim todas as vezes em que recorri ao tarot percebi que o lance foi muito espiritual. Talvez existam leituras que vão além da imagem, baseando-se em todo o contexto da consulta. enfim…

    Comentário por Brunno — abril 21, 2010 @ 3:22 AM

    • Primeiro de tudo, nós usamos o Tarot como um oráculo composto por imagens. Oráculos originalmente consistem na participação ou no contato com alguma força ou entidade extra sensorial. Ainda que a gente seja completamente cético e não considere nada além do que é visto fisicamente, o uso do tarot como forma de fazer prognósticos ainda almeja ir além da imagem, usando-a como trampolim para obter um vislumbre da parte da realidade que não percebemos objetivamente – o desconhecido. Sob esse ponto de vista, então, sim, todas as leituras vão além da imagem. Porém, isso nem sempre precisa ser explícito, como também nem sempre esse “além” tem que ser algo espiritual, místico, ou que envolva entidades espirituais.

      Tudo começa com a definição de “espiritual”. Como eu disse, um oráculo geralmente envolve a participação de alguma suposta entidade ou força sobrenatural. Assim, se a gente considerar “espiritual” como algo além do material, então, sim, o processo de leitura das cartas é espiritual. No entanto, ainda que a gente considere a existência de uma realidade que ultrapassa nossa percepção sensorial, é primariamente através dos nossos sentidos, do nosso corpo, que a gente acessa essa realidade. E é nisso que eu me concentro no video. A participação espiritual, se existente, muitas vezes poderia acontecer inconscientemente. Eu mesmo, e muitas outras pessoas que conheço, não sinto nada de muito além do normal na leitura. Eu conheço mesmo gente completamente cética que lê cartas – e faz direito. É possível excluir o espiritual de uma leitura – pessoas céticas lendo cartas, por exemplo – mas não é possível excluir o sensorial dela. A leitura passa pelo físico, necessariamente.

      O importante é frisar que o uso oracular do Tarot não se circunscreve ao âmbito espiritual/místico. É basicamente uma muleta, uma ponte entre nossa consciência material e nossa consciência ultra-material. Então, do jeito que eu vejo as coisas, a moral toda de jogar tarot é justamente não precisar ser sensitivo, porque as cartas servirão de ponte. Daí, por fim, a gente chega na última coisa que eu quero dizer – as cartas podem mesmo acionar sensitividade, e algumas pessoas podem usá-las só pra isso. Elas já são sensitivas, e usam as cartas só pra dar o ensejo, então. Só que isso é outra história. O contato com o símbolo já é capaz de nos ajudar a acessar o que existe além da nossa consciência, mesmo que não tenhamos nenhuma capacidade extra-sensorial. E não importa se a gente ache que essa realidade extra-sensorial seja espíritos, ou simplesmente fatores desconhecidos ou pouco considerados.

      Comentário por Leonardo Dias — abril 21, 2010 @ 5:01 PM

  5. […] Tarot é Imagem/Imagem é Tarot […]

    Pingback por Índice de Posts « Descobrindo o Tarot — abril 26, 2010 @ 7:45 PM

  6. Gosto muito dos seus textos. Aprendo bastante. Parabéns!

    Envio os links para as postagens de dois tarólogos em seus respectivos blogs sobre a importância das imagens no tarot (Zoe Camaris e Marcelo Bueno). Acho que pode enriquecer bastante a reflexão a respeito do assunto:

    http://zoedecamaris.blogspot.com/2007/05/meu-colega-kirtan-marcelo-ivanovitch.html

    http://zephyrus.blog.br/2007/05/27/pontos-de-vista/

    Comentário por Tiago — maio 23, 2010 @ 5:38 PM

    • Tiago! Obrigado pelo comentário e pela visita! Gostei dos links também, é bom saber que há outras pessoas pensando sobre isso – brigado!

      Se tiver alguma sugestão de assuntos para posts ou videos, dúvidas, etc, pode dizer.

      Comentário por Leonardo Dias — maio 23, 2010 @ 8:33 PM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: