Descobrindo o Tarot

maio 8, 2010

por que cortamos as cartas?

Filed under: Notas — Tags:, , , — Leonardo Dias @ 4:01 AM

Alguém já se perguntou de onde veio o hábito de se “cortar” o maço antes de sortear as cartas? Não sei se essa prática é tão difundida quanto parece, mas ela é certamente bastante usada; eu mesmo sempre faço isso.

Ao que me parece, o hábito de cortar cartas faz parte dos procedimentos-padrão do jogo de cartas. Sabemos que o uso de cartas para fins recreativos e o uso de cartas em processos de divinação guardam varias similaridades. Logo, é possível que o hábito de cortar as cartas tenha sido transferido daquele para esse.

Achei isso na Wikipedia:

“A prática do corte é principalmente um método de reduzir a probabilidade de alguém ‘roubar’ manipulando a ordem das cartas para ganhar vantagem. Mesmo se o distribuidor das cartas não pretende roubar, cortar previne desconfianças, assim, muitas regras requerem isso.” (tradução minha).

Desse ponto de vista, o corte poderia ser considerado com parte do embaralhar.

Eu sempre costumei ver o corte como o momento em que a pessoa “encanta” o baralho, como se, ao cortar as cartas, a pessoa as imbuísse de sua energia. Eu também sempre associei o cortar com a pergunta a ser feita, como se as cartas a serem sorteadas fossem definidas nesse momento. Eu me lembro de ter lido uma vez a hipótese de que, enquanto embaralhamos e cortamos as cartas, nosso subconsciente motor está em ação. Como eu mesmo costumo embaralhar e manusear as cartas, o momento do corte é uma das únicas ocasiões em que o consulente toca nas cartas, então essa pode ser uma explicação de por que, para mim, o cortar é meio especial.

De qualquer forma, fica no ar a interrogação. Ultimamente, tenho pensado um pouco na leitura/consulta enquanto um ritual, então isso passou pela minha cabeça.

Pra deixar as coisas mais divertidas, abaixo um vídeo ensinando a cortar as cartas com uma mão só. Eu tentei e pratiquei um pouco – não é tão impossível depois que você tenta algumas vezes!

Fontes

Wikipedia – Cut (cards)

Foto – myfivebest.com

2 Comentários »

  1. […] Por que cortamos as cartas? […]

    Pingback por Índice de Posts « Descobrindo o Tarot — junho 9, 2010 @ 4:27 PM

  2. […] função do corte. . . . .Há alguns meses eu publiquei um post curto questionando sobre as origens do hábito de cortar as cartas na hora da leitura. Não dediquei […]

    Pingback por NOTAS / UPDATES « Descobrindo o Tarot — setembro 30, 2010 @ 7:58 AM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

