Descobrindo o Tarot

agosto 21, 2010

RAINHA DE ESPADAS + A JUSTIÇA

Mais uma resposta pra perguntas de leitores do blog. A leitora Luciana levantou o seguinte tópico:

Leonardo, estava aqui pensando com meus botões (adoro essa expressão, gostaria de saber de onde saiu), depois de ler o excelente post sobre a Rainha de Espadas, será que existe alguma relação entre ela e o arcano oito, da Justiça? Fiz uma googleada e não vi ninguém fazer essa comparação, apesar de a iconografia ser extremamente parecida.

Luciana, muito legal você perguntar isso, porque mostra duas coisas – como que, apesar de Waite ter feito questão de não se pronunciar sobre isso, o RWS é um baralho bastante baseado na doutrina esotérica da Golden Dawn; e como suas imagens são diretas, de forma que qualquer pessoa é capaz de perceber similaridades e outras coisas entre elas. Eu acredito que essa seja a principal característica que fez do Rider-Waite-Smith um baralho tão popular.

Existe sim uma relação entre a Rainha de Espadas e a Justiça – ambas as cartas estão associadas ao signo de Libra. É por isso, inclusive, que no RWS a Justiça e a Força foram trocadas de lugar. Aos olhos de Waite, para que o esquema de correspondências com os signos e planetas ficasse perfeitamente em ordem, era necessário colocar a Força (Leão) mais pra frente, e a Justiça, Libra, mais depois. Aparentemente, essa relação é bem demarcada nos vários detalhes que as duas cartas têm em comum, como a espada ou o pé direito em destaque.

A Golden Dawn estabeleceu um sistema complexo onde cada carta é associada a um quadrante do céu, a uma fatia do Zodíaco, e a partes da Árvore da Vida cabalística. O sistema todo em si forma uma espécie de teoria de tudo que contextualiza o Tarot num esquema intrincado de correspondências. Nesse esquema, cada carta da corte, fora os pagens, está associada a trinta graus do Zodíaco. A Rainha de Espadas cobre os dez últimos graus de Virgem e os vinte primeiros de Libra.

A beleza do sistema de correspondências da GD é que ele cria uma rede de inter-relações entre as cartas – ele meio que impõe uma estrutura sobre o Tarot que, ainda que artificial, é muito útil. Por exemplo, considerando o fato de que cada figura da corte rege 30° do Zodíaco, e considerando também que cada carta pequena numerada representa um decanato de um determinado signo (isto é, 10° do Zodíaco), temos então que cada figura da corte guarda uma ligação especial com três cartas numeradas dos naipes – as que cobrem os seus 30°. Assim, a Rainha de Espadas está especialmente ligada ao Dez de Ouros (terceiro decanato de Virgem, regido por Mercúrio), ao Dois de Espadas (primeiro decanato de Libra, regido pela Lua), e ao Três de Espadas (segundo decanato de Libra, regido por Saturno). Depois que você se recupera da avalanche de termos técnicos e correspondências, você percebe que tem à disposição um bom material de qualificação para cada figura da corte, que pode acabar com aquele problema de não saber direito a “índole” de cada uma delas.

Essa associação com os signos de Virgem e Libra nos ajuda muito a entender mais a fundo a personalidade da Rainha de Espadas. Por um lado, temos o enfoque analítico e minucioso de Virgem e, por outro, a busca pela a harmonia e a sensibilidade transpessoal de Libra. Isso em si já resulta em uma miríade de adjetivos que descrevem bem a personalidade da Rainha de Espadas – perspicaz, elegante, inteligente, detalhista, exigente, cri-cri, eloquente, astuta, pacificadora, etc. Suas associações com as três cartas numeradas também joga bastante luz sobre sua índole – o valor à tradição e a valores estabelecidos do Dez de Ouros, a índole pacifista do Dois de Espadas ou a decisão racional que sobrepuja os sentimentos, ilustrada no Três de Espadas. Sobre esse último detalhe, os comentários de Waite a respeito da Rainha de espadas parecem concordantes, quando ele diz que “a sua fisionomia é severa, mas digna; sugere familiaridade com a dor.”

Isso nos faz pensar que seria interessante examinar cada uma das doze figuras da corte associadas a cartas pequenas e signos astrológicos e ver como essas associações nos elucidam sobre sua personalidade. Claro, isso vai fazer mais sentido para os estudantes que usam um baralho baseado nos preceitos da Golden Dawn, já que o sistema é deles. É provável que um usuário dos baralhos Marseille ou Wirth tenha mais dificuldade em ver alguma similaridade entre as cartas, porque esses baralhos seguem outras correntes de pensamento tarológico.

Acho, inclusive, uma ideia legal fazer um post explorando mais esse assunto.

Respondendo a sua outra pergunta, Luciana, eu sempre tive pra mim que essa expressão “pensar com os botões” tem a ver com o fato de que quando ficamos pensando sobre algo, olhamos pra baixo, pro nosso peito ou barriga, e antigamente as roupas costumavam ter mais botões nessas áreas. Será que vem daí a expressão?

Obrigado pela pergunta, e pela participação no blog!

Anúncios

5 Comentários »

  1. […] Rainha de Espadas + A Justiça […]

    Pingback por Índice de Posts « Descobrindo o Tarot — agosto 22, 2010 @ 3:36 AM

  2. Leonardo, obrigada, você respondeu tanta coisa importante de uma vez só… de quebra ainda interpretou botões… Vou continuar perguntando, tá? Um abraço, boa semana, muita felicidade.
    Luciana

    Comentário por Luciana D — agosto 22, 2010 @ 10:23 AM

    • De nada, brigado você pela participação 🙂

      Aqui vai um link legal de marcadores de livro bonitinhos que você pode baixar e imprimir você mesma, rs. É do blog de uma artista aí. Achei a ideia muito legal.

      Abç

      Comentário por Leonardo Dias — agosto 22, 2010 @ 3:19 PM

      • Só tenho uma palavra;: FOFOOO!!

        Comentário por Luciana D — agosto 23, 2010 @ 6:31 PM

      • Brigado!

        🙂

        Comentário por Leonardo Dias — agosto 23, 2010 @ 8:07 PM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: