Descobrindo o Tarot

outubro 18, 2010

VIDEOS – método de leitura ‘corte rápido’ + combinando pares de cartas

Filed under: Disposições, Videos — Tags:, , , , — Leonardo Dias @ 2:18 AM

Video falando um pouco sobre o quick cut, com explicações sobre o método e exemplos de leitura. Por favor, assistam em HD ou 480p, porque a qualidade está aquém do que eu considero razoável.


.

Aproveitando que eu falei do quick cut, aqui também vai um video com algumas dicas de combinação das cartas.

Uma coisa que eu não falei no video – em pares de cartas onde ambaas pertencem a um mesmo elemento, pode ser muito interessante verificar o que a ausência do elemento oposto pode querer dizer. Ausências sempre são significativas, mas em casos de excesso ou totalidade de algum elemento, a ausência do elemento oposto é tão importante quanto a profusão de um determinado elemento. É geralmente tido que os quatro elementos se opõem da seguinte forma – –

FOGO     –     ÁGUA

AR          –     TERRA

Existem diversas formas de se associarem as cartas aos elementos. Eu sigo o sistema de correspondências da Golden Dawn, que pode ser sumarizado assim – –

Bastões = Fogo

Copas = Água

Espadas = Ar

Pentáculos = Terra

Ou seja, todas as cartas de Copas pertencem ao elemento Água, todas as de Pentáculos ao elemento Terra, etc. Com os arcanos maiores a coisa fica um pouco mais complicada. Os elementos regentes de cada carta maior são definidos pelo signo/planeta ao qual a carta maior em questão corresponde. Abaixo, uma tabela simples com as correspondências, de acordo com a GD – –

No caso do video, uma ausência do elemento Ar poderia indicar falta de lógica, apego demais aos procedimentos tradicionais, falta de abertura mental, incompreensão, e coisas do tipo.

Enfim, aqui vai o video – espero que gostem – –

Anúncios

4 Comentários »

  1. Muito legal essas explicações! Eu nunca me liguei nesse negócio de identificar os elementos nas cartas. Nos Arcanos Maiores como se identifica a qual elemento ele pertence? Nos menores eu sei que são pelos nipes. Desculpe a pergunta, mas realmente eu nunca me liguei muito nisso. É pela caracteristica do seu significado? Achei o must essa caixa de tarot! Show! Bj. Moona Saví.

    Comentário por Moona Saví — outubro 18, 2010 @ 11:16 PM

    • Moona!

      A Doutrina dos Elementos é meio que uma língua franca nas artes ocultas em geral – você sempre escuta falar sobre ela, qualquer que seja a coisa que você tá estudando.

      Na verdade, existe mais de uma forma de associar as cartas do Tarot aos elementos. Mesmo no caso dos naipes, o costumeiro Bastões=Fogo, Copas=Água, Espadas=Ar, Pentáculos=Terra tem suas variações. Muitos argumentam, por exemplo, que Bastões devem pertencer ao elemento Terra, por serem plantas, vegetais, madeira. Eu já vi o naipe de Espadas, em diferentes baralhos, correspondendo ao elemento Terra (metal? foice agrária?), Fogo (associações com Marte?) ou mesmo ao elemento Água (??). Enquanto isso, o naipe de Ouros é muitas vezes associado ao elemento Ar, em vez de Terra, talvez por suas relações com a moeda – dinheiro-corrência-comércio-troca-Hermes-Ar…

      Os arcanos maiores, então, complicam mais, porque você pode ver mais de um elemento em cada carta – o Diabo, por exemplo, poderíamos afirmar ser ele tanto Fogo como Terra…

      Não importa tanto o método, porque todos são igualmente ricos. Como diz o Alex Lepletier, o método deve suprir as necessidades do praticante – fazendo isso, beleza. Sem surpresa alguma, eu sigo o sistema de correspondências da Golden Dawn, onde as cartas maiores são associadas a signos ou planetas, e daí você tira o elemento delas, ao passo que os naipes seguem a linha de correspondências mais popular hoje, que eu citei acima. Tem a ver com o nome sagrado de deus, e você pode checar sobre isso aqui. Foi muito provavelmente a GD o responsável pela popularização desse sistema de associações, a propósito.

      Eu vou adicionar uma tabelinha de correspondências elementais ao post, então é só checar lá denovo, ok?

      Bjo, e muito obrigado pela participação, acrescentou 🙂

      Comentário por Leonardo Dias — outubro 19, 2010 @ 6:22 PM

      • Léo, entendi tudo. Nos Arcanos Maiores, facilita bastante se for ligar cada carta a um signo. fica mais fácil identificar os elementos de cada uma. Se tiver a tabela vai me ajudar muito e acredito que outras pessoas tb.Como sempre digo, seu blog ta um show! Amei todas as explicações e vídeos! Beijo. Paz, luz e bem.

        Comentário por Moona Saví — outubro 19, 2010 @ 6:30 PM

      • Sim, os signos ligam as cartas aos elementos. Eu fiz uma tabelinha simples – na verdade, eu pretendo falar sobre esse assunto mais a fundo algum dia.

        Brigado pela sugestão, foi realmente valiosa, e brigado pela participação – participe sempre!

        Bjão.

        Comentário por Leonardo Dias — outubro 20, 2010 @ 3:24 AM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: