Descobrindo o Tarot

outubro 25, 2010

ATÉ ONDE ALCANÇA O ‘OLHAR’ DO TAROT?

Filed under: Diversos — Tags:, — Leonardo Dias @ 11:35 AM

Mais uma questão levantada pela leitora Sandra Andrade por meio de comentários ao último post. Achei legal publicá-la aqui, junto com a minha visão da questão.

“(…) E se o Tarot nos faz querer ser nós mesmos mas nós simplesmente estamos nesta teia intricada de teorias, e morais, e leis e educações, que reagimos como um computador reage quando tem nele um programa que lhe dá ordens? E se vivemos num completo Matrix onde tudo foi criado e de onde não conseguimos nos desconectar, e o Tarot seja o puxar dessa ficha da tomada? O Tarot nos tira o chão. E de que é que temos mais medo? Do desconhecido… O conhecido está cheio de regras que nos dizem tudo e como devemos agir, em todas as situações! O Tarot não é assim…”

Eu acredito que o Tarot nos fornece a possibilidade de adquirir uma visão mais integral, tanto acerca de nós mesmos, quanto acerca das diversas situações das nossas vidas. No entanto, mesmo a mensagem do Tarot passa pelos nossos filtros mentais, nossos condicionamentos, e coisas do tipo. Ninguém lê o Tarot e fala coisas extremamente anormais. As leituras tendem a seguir um certo padrão de normalidade, e isso pode ser visto como reflexo de nossos condicionamentos. Então, ainda que o Tarot nos ofereça esse potencial integrador, como isso será recebido e processado dependerá do nível de percepção do leitor, da mesma forma que qualquer livro, por melhor que seja, depende da capacidade de entendimento de seu leitor para poder ser devidamente apreciado.

Isso vale para a questão do desconhecido x conhecido – se assumirmos que o Tarot revela o desconhecido, então esse passa a ser conhecido. Inserido na esfera do conhecido, o desconhecido precisa incorporar as mesmas regras gerais. É uma necessidade automaticamente preenchida. Assim, não sei até onde podemos afirmar que o Tarot nos liberta completamente dos nossos condicionamentos, já que interpretamos suas mensagens justamente por meio de tais condicionamentos. Isso acaba levantando uma questão bastante pertinente a ser feita durante nossas leituras – até onde essa minha interpretação é tolhida pelas minhas próprias ideias de como as coisas devem ser? A simples consciência disso já nos possibilita buscar a transcendência desses filtros durante a leitura. Por conseguinte, o simples exercício já constitui uma transcendência. Alargar os horizontes passa a ser um processo consciente e voluntário, e isso faz parte do potencial integrador que o Tarot disponibiliza.

Eu vejo o Tarot como um caminho para chegarmos às nossas “verdadeiras origens”, a uma consciência maior que insere uma parcela mais extensa do desconhecido na esfera do conhecido.

Quem vê o Tarot é o leitor. O alcance da visão do Tarot é o alcance da visão do leitor. Para ver mais longe, a ideia não é tentar usar as cartas como binóculos, mas como trampolim.

Anúncios

5 Comentários »

  1. Vivemos na nossa Torre em relação ao Tarot?

    Comentário por Sandra Andrade — outubro 25, 2010 @ 12:31 PM

    • Eu acho que vivemos na nossa Torre em relação a tudo. Eu acredito que seria inocente afirmar assim, de uma vez, que o Tarot nos liberta da Torre. Acho mais que ele nos dá vislumbres, mas essa questão tá aberta pra discussão, realmente. É uma boa ideia de discussão, aliás.

      Comentário por Leonardo Dias — outubro 26, 2010 @ 7:56 PM

  2. A-M-E-I !

    Comentário por Anita — outubro 26, 2010 @ 11:29 AM

    • b-r-i-g-a-d-o! 🙂

      Comentário por Leonardo Dias — outubro 26, 2010 @ 7:55 PM

  3. […] limites de uma leitura de cartas são os limites do olhar do leitor. (eu até já falei sobre isso aqui faz pouco tempo). Sem ofensas aqui – há diferentes alcances para diferentes leitores, diferentes […]

    Pingback por BACKGROUND – OU NÃO « Descobrindo o Tarot — novembro 4, 2010 @ 3:49 AM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: