Descobrindo o Tarot

dezembro 25, 2010

UPDATES DE SIGNIFICADO 9 – Cinco de Copas + ‘Bridge Over Troubled Water’

Novas visões sobre uma carta em particular podem vir de qualquer direção. As que aparecem espontaneamente costumam ser as melhores.

Durante umas boas horas antes de começar a escrever esse texto, fiquei com uma música na cabeça, tocando sem parar. Eu estava fora de casa, e assim que cheguei, logo baixei a tal música. Ao ler as letras, a identificação foi imediata – bam!, Cinco de Copas.

Na primeira vez que eu decidi analisar um pouco mais a fundo o Cinco de Copas, nunca imaginei que seria uma canção que me elucidaria de forma tão especial o que essa carta representa.

Todo mundo conhece Bridge Over Troubled Water, de Paul Simon & Art Garfunkel; bem, ao menos todo mundo dos vinte e muitos pra cima. Single epônimo do album que acabou sendo o último da carreira dos dois cantores como dupla, Bridge Over Troubled Water permaneceu por nada menos que seis semanas no primeiro lugar das top cem da Billboard, assim que o album em questão foi lançado, nos primeiros meses de 1970. A canção fala sobre amor e companheirismo em momentos difíceis e tem a típica sonoridade melosa dos anos setenta, com boas doses de eco, solos de piano e final grandioso orquestrado sugerindo sentimentos transcendentes.

A imagem central da canção é o que me remete ao Cinco de Copas. No refrão, Garfunkel, com sua voz de falsete, canta –

I’ll take your part
When darkness comes
And pain is all around
Like a bridge over troubled water
I will lay me down
Like a bridge over troubled water
I will lay me down

Eu ficarei ao seu lado
Quando a escuridão vier
E a dor estiver em todo lugar
Como uma ponte sobre águas agitadas
Eu me dedicarei a você
Como uma ponte sobre águas agitadas
Eu me dedicarei a você

Com a figura da ponte, Simon cria uma bonita imagem de cumplicidade e solidariedade, suporte emocional. Nas águas agitadas das emoções de seu interlocutor, Simon oferece-se como a ponte, pela qual ele poderá passar incólume, sem ser levado pelas águas.

.

Ao fundo da cena do Cinco de Copas, há uma ponte.

.



(‘…uma ponte está ao fundo, levando a uma pequena fortaleza ou propriedade.’)

Arthur E. Waite, The Pictorial Key to the Tarot.

O papel da ponte no background do Cinco de Copas é difícil de precisar com certeza. Seja qual for, certamente não é eventual, visto que Waite faz questão de mencioná-la em sua curta descrição para essa carta.

Capa do album "Bridge Over Troubled Waters", de Simon and Garfunkel, 1970

A recorrência desse motivo da ponte, me ocorre, poderia explicar sua presença condensada em imagem no Cinco de Copas – não obstante o gap temporal entre a carta e as duas canções. Talvez essa figura de linguagem seja comum à língua inglesa, talvez seja algum tipo de expressão.

Na carta, temos às margens do primeiro plano o retrato de um estado emocional pesado, de desamparo e solidão; às margens do fundo, uma construção. No universo pictórico do RWS, construções e casas têm sugerida essa implicação de segurança, paz e proteção. Ligando os dois estados, a ponte.

Estaria tal ponte, portanto, destinada a transportar o personagem para um lugar mais seguro? Outra carta que carrega essa conotação de transporte para uma margem mais tranquila é o Seis de Espadas. No entanto, nesse Seis, a mudança (e não o estado ruim, como no Cinco) recebe o foco, e resume-se em ação. No Cinco, o foco está no estado,
enquanto a mudança, representada pela ponte ao fundo, recebe um papel secundário, e parece representar mais uma possibilidade de transição que uma transição de fato. A ponte está ali, porém cabe ao personagem triste decidir cruzá-la. Então, como a ponte de Bridge Over Troubled Waters, ele poderá passar por esse momento difícil sem ser carregado por ele.

Na próxima vez que você vir o Cinco de Copas, não entre na noia do personagem central, mas procure a mensagem das entrelinhas. Não veja somente tristeza – veja também possibilidade de recuperação e transição. Está na carta.

.

.

Som. . . Prá quem quiser escutar a música na íntegra, só clicar aqui. Para baixar o arquivo a partir desse link, clique com o botão direito e escolha a opção ‘salvar link como’.

.

Biblio. . . info sobre a música foi tirada da Wikipedia.

5 Comentários »

  1. Não tem nada a ver com o post, mas é que fiquei tão chapada que não tinha como não comentar: assista
    http://vimeo.com/17772908 Pina Baush por Wim Wenders é simplesmente uma viagem. Ainda por cima quando vier em 3D…

    Comentário por Luciana D — dezembro 25, 2010 @ 10:04 AM

    • Legal, vou checar 😉

      Comentário por Leonardo Dias — dezembro 25, 2010 @ 9:30 PM

  2. Agora, sim, sobre o post: o motivo da ponte também faz referência ao outro cinco, o Hierofante, não? Pontífice…

    Comentário por Luciana D — dezembro 25, 2010 @ 10:08 AM

    • Legal essa sua associação. Eu dei uma pesquisada e, segundo o etymonline.com, “pontífice” vem de “pontifex” em latim, e quer dizer “aquele que faz a ponte”, ou seja, que estabelece uma ligação entre dois pontos. Essa palavra era, na verdade, um título sacerdotal romano que o catolicismo parece ter posteriormente roubado.

      A palavra “ponte”, por sua vez, está ligada à raiz *pent-, que sumariza ideias de ‘ir’, ‘passar’, como também de ‘passagem’, ‘caminho’ e ‘ponte’.

      Brigado pela ideia!

      Comentário por Leonardo Dias — dezembro 25, 2010 @ 9:29 PM

      • Na verdade, essa associação não fui eu quem fez não, me lembro de já ter lido sobre isso em algum estudo de tarô. Que a ponte é um dos grandes atributos do papa.
        Você não respondeu o email que te mandei dia 20…

        Comentário por Luciana D — dezembro 26, 2010 @ 8:09 AM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário