Descobrindo o Tarot

agosto 7, 2011

LIVROS SOBRE ARCANOS MENORES – OS QUE EU MAIS GOSTO

Filed under: Livros / Decks, Videos — Tags:, , , , , — Leonardo Dias @ 4:34 PM

Faz alguns dias, a leitora Lanna me perguntou no chat do blog a respeito de livros que eu indicaria para o estudo dos arcanos menores.

Eu tenho tido minhas reservas quanto a livros, em nome de uma relação mais direta com as cartas (falo sobre isso aqui), mas, de qualquer forma, ninguém pode negar a necessidade de uma estrutura para qualquer tipo de estudo. Esses são alguns dos livros que eu sempre me pego relendo quando quero entender alguma coisa. Eu também falo sobre o estudo dos arcanos menores nesse outro video.


8 Comentários »

  1. Léo, adorei as indicações, muito obrigada! Realmente acho que temos que ir construindo nossas próprias impressões/conceitos/insights sobre os arcanos, porém, para quem está começando, como eu, fica complicado rsrs. Meu tarot é RWS – pra mim, aquele deck é uma obra de arte – e apesar de aparentar ser de fácil leitura, o acho bem hermético por vários motivos: simbologia, cores, elementos etc. E ao mesmo tempo são cartas tão vivas…. enfim. Eu já tenho o ‘The Pictorial Key….’ do Waite, mas acho o mesmo que vc. As discriminações são meio wtf…rsrs, mas eu gosto. Vou tentar comprar o restante que vc sugeriu. Fiquei curiosa sobre o ’78 degress…’ e ‘The Mystical Origins….’ vou procurá-los. E o restante tb. rsrs Ah, vou procurar comprar todos, a verdade é essa rsrs. Léo, muito obrigada, adorei adorei =) Bjos!

    Comentário por Lanna — agosto 7, 2011 @ 8:15 PM

    • Que bom que você gostou!

      Sim, eu não nego a importância de uma estrutura de base pra quem tá começando – é fundamental. No entanto, também é legal sempre manter a consciência de que, cedo ou tarde, faz parte do processo quebrar a estrutura e andar com as próprias pernas. É o que eu vejo os tarólogos mais experientes fazendo.

      O RWS é incrível, é uma peça única, uma dessas coisas que só aparecem de tempos em tempos na história. E, sim, ele é hermético sim. Se você quiser entender ele um pouco mais do ponto de vista artístico, dá uma olhada no movimento artístico inglês de Arts & Crafts, que é meio precursor da valorização do trabalho do designer na arte. Muito bom.

      O PK você tem que ler de boa, com calma… não lê que nem um livro normal, o estilo do Waite é muito chato, é o tipo de escritor que judia do leitor. As coisas que ele diz das cartas, se você for confrontar com outros autores, fazem muito sentido. Vale a pena estudar os desenhos com o livro. Outras obras do Waite, como “The Holy Kabbalah”, acrecentam mais info sobre o Tarot dele. Também, parece que depois do RWS ele fez outro Tarot, que não foi lançado… E parece que o pessoal ta mantendo esse baralho a sete chaves pra lançar num boom e fazer muita grana – claro. Tem pouquíssima info sobre ele na web.

      Um livro que eu não falei no video, mas que é muito bom pro estudo do RWS é o “The Secret Language of Tarot”, do Wald Amberstone e da Ruth Ann Amberstone. Ele trata do simbolismo das cartas, analisando cada elemento simbólico do universo RWS em particular (pilares, cruzes, montanhas, cavalos, plantas, etc etc), te habilitando a criar uma rede subjacente dentro das leituras. É foda.

      Acho que é isso, brigadão pela participação, e abraço!

      Comentário por Leonardo Dias — agosto 8, 2011 @ 12:06 AM

  2. Leo! Adorei seu novo vídeo! Bastante esclarecedor a respeito de livros sobre os arcanos menores.
    Sabe que até hoje não comprei esse “Setenta e Oito Graus de Sabedoria”… vou ver se compro na Estante Virtual, pois sei que é leitura obrigatória.
    Este livro possue duas partes… 1 e 2… a que fala dos arcanos menores, é a versão 2…
    Parabéns meu querido amigo… continue com seus vídeos pois são imperdíveis.
    um grande abraço.

    Comentário por Euclydes Cardoso Jr — agosto 7, 2011 @ 8:48 PM

    • Hey, brigado, Euclydes!

      O 78° é muito bom, tanto pra quem tá começando quanto pra quem já tem alguma noção. Rachel dá até uma pincelada em Cabala, especialmente na parte em que ela explica a estrutura dos arcanos menores, é muito bom. A parte de leitura também é muito legal, ela finalmente me fez entender a Cruz Celta.

      E, sim, aqui no Brasil esse livro vem em duas partes – na verdade ele no começo vinha em duas partes no USA também, mas daí eles juntaram depois. O que eu tenho já é junto. Aqui parece que sumiu das lojas, ce encontra mesmo provavelmente no Estante.

      Brigado pela participação, Euclydes!

      abç

      Comentário por Leonardo Dias — agosto 7, 2011 @ 11:31 PM

  3. Leo, gostaria de indicar aqui um excelente livro sobre os símbolos dos chamados Arcanos – Menores: “TAROT and the Tree of Life by Isabel K”.

    + elementos:

    http://books.google.com/books?id=i3BKU-qYWqIC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

    Parabéns pelo post!
    Muita luz!
    AQUIM

    Comentário por Aquim — agosto 8, 2011 @ 6:34 AM

    • Nossa, parece mesmo interessante, tem uma pegada cabalística, muito legal.

      Brigado pela participação, e pela indicação!

      Fica a dica 🙂

      Abç!

      Comentário por Leonardo Dias — agosto 8, 2011 @ 6:53 AM

  4. Parabéns!!!
    Está muito bom.
    Pelos vídeos que vi,gostei imenso de si, como pessoa e como estudioso do tarot, sobre o qual revela possuir muita sabedoria.
    Também lhe quero agradecer por partilhar essa sabedoria com todas as pessoas que queiram aprender!

    Namasté,
    Patrícia (Portugal)

    Comentário por o — janeiro 5, 2012 @ 5:49 PM

    • Muito obrigado pelas coisas que disse! Fico feliz em saber que meu trabalho é apreciado 🙂

      abraço!

      Comentário por Leonardo Dias — janeiro 15, 2012 @ 11:24 PM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

