Descobrindo o Tarot

setembro 27, 2011

TAROT – UM ELO ENTRE O LÚDICO E O ORACULAR

Filed under: Videos — Tags:, , , , , — Leonardo Dias @ 9:30 PM

Não sei muito bem como essa ideia começou a andar na minha cabeça, mas a relação entre o aspecto lúdico do tarot com seu aspecto oracular, atualmente mais bem conhecido, tem povoado bastante meus pensamentos ultimamente. Pensar sobre como esses dois usos de um mesmo objeto se relacionam pode ser gratificante. Será que eles são tão avessos quanto parecem na superfície?

É um fato histórico que o tarot surgiu como um jogo, não muito diferente de qualquer jogo de cartas comum hoje em dia. É possível afirmar, sem muita pesquisa, que um dos papéis sociais do jogo é servir de catalizador e propiciador da interação social. Pessoas unem-se para se divertirem. Esse aspecto do jogo mescla-se com sua propriedade de simular a vida. Com todos os esquemas e estratégias que exige do participante, o jogo simula a vida – e, nesse sentido, certamente guarda relações com o teatro e as brincadeiras infantis.

O oráculo é outro campo em que a vida humana participa como peça elementar. Tradicionalmente, o oráculo demarca o ponto de contato entre a experiência ordinária da vida humana e a existência divina, invisível ao olhar cotidiano. Fornecendo-lhe uma valorização supostamente superior àquela obtida nas deduções mentais comuns, o oráculo possui um potencial transformador da vida, que envolve uma apreciação diferente do próprio tempo. Mais que passivamente refletí-la como faz o jogo, o oráculo pode, portanto, determiná-la.

Ainda que distintos, jogo e oráculo compartilham funções e efeitos similares em vários pontos. Brincando um pouco com essas ideias, tocamos em questões que tratam do próprio caráter do divino e do mundano, por meio de seus representantes, oráculo e jogo, respectivamente.

Nesse video, eu falo brevemente a respeito de alguns vislumbres que tive concernente a essa questão tão atraente.

Anúncios

6 Comentários »

  1. Léo, concordo totalmente!!! Poxa que ideia essa sua hein… Eu sempre ouvi falar que o tarô era ou ainda é um jogo em alguns países, acho que França ou Itália, sei lá… mas nunca me liguei para pensar nessa questão tão profundamente. Não, não acho que você deva tomar remédios.rsrsr . Na verdade essa sua habilidade de pensar tanto e tão profundamente talvez já seja uam consequencia muita boa de tanto “brincar” com o tarô. Lembro que na minha infância, brinquei muito de pega-pega e tal… e acho isso super saudável porque estimula a mente, estimula o contato com outras crianças.. enfim. Durante uma leitura é exatamente isso que ocorre: interagimos com pessoas, aguçamos a mente e os sentidos.

    Té mais!!!

    Comentário por Flávio — setembro 29, 2011 @ 9:28 AM

  2. Leo, nesse dia você tava suuuper inspirado…

    Comentário por Luciana D — outubro 20, 2011 @ 3:53 PM

  3. Leo, está tudo bem com você? Não escreves há um tempão…

    Comentário por Luciana D — dezembro 20, 2011 @ 7:55 PM

  4. O QUE SERÁ QUE ACONTECEU………………….. ESTAMOS COM SAUDADES DE LÊ-LO. E PREOCUPADOS………..NÃO NOS ABANDONE AMIGO.

    Comentário por SIRLEI OLIVEIRA — janeiro 13, 2012 @ 6:35 PM

  5. Olá, Leo.
    Prazer, Ana Beatriz.
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo blog que é sensacional.
    Também sou estudante de Tarot – Rider Waite e desde que avistei seu blog, tenho lido e assistido a todos os seus vídeos do YouTube.
    Você é muito inteligente e coerente em suas colocações, sempre muito positivas.
    Parabéns!
    Um abração, pra ti.

    Comentário por Ana Beatriz — abril 8, 2013 @ 6:15 PM

    • Oi, Ana. Bom saber que tenho uma leitora de Raider Waite, é um baralho incrível. Obrigado pela participação, fico feliz 🙂

      abraço

      Comentário por Leonardo Dias — abril 16, 2013 @ 1:12 AM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: